OFICINAS - 22 DE JUNHO


Minicurso "Cartonera: editorial alternativa"*


Resumo 
A oficina tem o objetivo de apresentar o que é o movimento cartonera, desde seu surgimento, princípios e sua expansão pela América Latina. Além deste objetivo também será proposto a produção de alguns exemplares de material cartonera. Ressalta-se que esta oficina promoverá a reflexão sobre a existência e práticas de editoriais alternativos, diferentes em aspectos de produção e também de circulação dos que são considerados tradicionais, assim como enfatizar o próprio termo "oficina", que é lugar onde se elabora ou se produz algo, baseando-se nos termos manual e também artesanal para tal fazer.


Vagas disponibilizadas: 15
Carga horária: 8h 


* A segunda etapa da oficina será realizada na sexta-feira, 23 de junho, também das 8h às 12h.


Ministrante

ProfLeandro Polastrini

Graduado em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Mestre em Estudos de Linguagem (área de concentração Estudos Literários)  pela  UFMT. Tem experiência na área de Linguagens: língua portuguesa e espanhola e suas respectivas literaturas. Desenvolve estudos relacionados à literatura brasileira, regionalista ou mato-grossense e diálogos com os estudos culturais, temáticas que abordem os aspectos identitários, transculturais, de representação e de relações de poder




============================================



Minicurso "Produção de textos criativos"


Resumo 
A produção de textos criativos pode se dar a partir de experimentações com a linguagem, seja ela literária ou não. Uma notícia, uma fotografia, uma charge, uma escultura, uma paisagem, uma música, um ambiente, etc., podem fazem parte de uma pequena narrativa ou serem motivos para a criação de um poema. No caso do texto poético, um dos mais singulares é o acróstico. Há também a quadra ou mesmo haicais (poemas tipo japoneses). Procurar-se-á trabalhar algumas dessas formas a partir de textos literários (ou não). Serão utilizadas algumas imagens capturadas na internet, poemas visuais e a experiência de fotopoemas e colagens (a partir de recortes de revistas ou jornais impressos ou sobreposição de imagens com palavras utilizando recursos midiáticos).




Vagas disponibilizadas: 35
Carga horário: 4h

*AtençãoOs inscritos, antecipadamente, deverão criar e participar de um grupo no WhatsApp com o mesmo título da oficina para compartilhar textos e experiências criativas. Trazer seus celulares devidamente conectados a internet [pré-requisito para a oficina].






Ministrante

Prof. Isaac Ramos

Doutor em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela USP (2011). Mestre em Letras pela USP (2002), na mesma área. Graduação em Letras pela UFMS. Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos da Arte e da Literatura Comparada (UNEMAT). Poeta e crítico. Atua nos seguintes temas: poema visual, intensivismo, concretismo, poesia experimental, poema processo, Wlademir Dias-Pino, Silva Freire e Manoel de Barros.