AS MINORIAS, O JORNALISMO E A DEMOCRACIA


Segundo o sociólogo Muniz Sodré, num texto de 2005, “[...] minoria é uma recusa de consentimento, é uma voz de dissenso em busca de uma abertura contra-hegemônica no círculo fechado das determinações societárias”. Na atual conjuntura do Brasil, tal definição de minoria mantém-se atual e urgente, e suscita muitas reflexões.

As convulsões políticas e econômicas que atingem o país exigem um olhar atento para cada engrenagem que faz a máquina estatal se mover, e como tal movimento influencia no tecido social. Uma destas engrenagens é o Jornalismo, prática social cuja influência vai além da mera difusão de informação. É a partir deste espectro que o 11º Simpósio de Jornalismo propõe o tema “Jornalismo e Minorias – Diálogo com a democracia participativa”.


Debate necessário

O questionamento que orienta a discussão versa sobre o papel do Jornalismo na construção da conjuntura política e econômica do país, e como é estabelecido o diálogo com a sociedade. Para além de questões meramente teóricas, o objetivo é discutir e debater como a sociedade civil tem se organizado e, de fato, exercido uma democracia participativa. Interessa-nos debater o modus operandi da sociedade para deixar evidente a recusa de consentimento sobre a qual escreve Muniz Sodré.


Ao longo dos 10 anos de atividades, o Curso de Jornalismo da Unemat em Alto Araguaia tem realizado eventos cujas discussões abordam tanto a prática jornalística quanto a parte teórica do ofício. A interseção entre teoria e prática fica latente em momentos sociais como o atual, no qual o Jornalismo é um dos fios do enredo. Debater esta questão com a comunidade acadêmica e com a sociedade em geral é um passo para ir além das determinações societárias.


Bom evento a todos!




Comissão Organizadora