OFICINAS - 21 DE JUNHO


Minicurso "Gêneros Jornalísticos"


Resumo 
Os gêneros jornalísticos servem para orientar, permitindo a identificação das formas e dos conteúdos das notícias. neste sentido, a oficina visa identificar as características dos principais gêneros classificados pelo jornalismo brasileiro. a metodologia parte do processo de análise de composição do texto e sua função no discurso jornalístico, compreendendo sua intenção: informar, opinar, interpretar ou divertir. enquanto classificação e inserção, será dado destaque a duas categorias: informativo e opinativo.


Vagas disponibilizadas: 25
Carga horária: 4h 




Ministrante

Prof. Rosana Alves de Oliveira

Mestre em Educação, na linha de pesquisa Educação, Tecnologias e Comunicação (PPGE/FE/UnB, 2013). Especialista em Educação, Comunicação e Novas Tecnologias (UNITINS, 2005). Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo (UFT, 2004). É professora assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT, atuando no Curso de Bacharelado em Jornalismo. Ministra as disciplinas de Teorias do Jornalismo e Estágio Supervisionado.



============================================



Minicurso "Afinal, o que é folkcomunicação?" (...introdução, história e desafios na sociedade contemporânea)

Resumo 
O presente minicurso tem por objetivo uma incursão sobre a trajetória da teoria da Folkcomunicação, a fim de apresentar o seu lugar diante das contradições sociais que fazem do Brasil um país emergente, preconceituoso e, acima de tudo, refém do seu passado colonial. Busca-se situar a relação desta teoria genuinamente brasileira, desenvolvida pelo jornalista Luiz Beltrão na década de 1950, com o que nos define enquanto cidadãos de uma sociedade mestiça, tal qual, supostamente democrática. Em certa medida, privilegia-se temas como o povo, a comunicação popular, o folclore, o folkjornalismo. Para os estudantes de Jornalismo, os conteúdos ofertados no minicurso servirão de base para a constituição de uma prática jornalística contra-hegemônica, isto é: 1) identificada com os grupos historicamente marginalizados da população brasileira e 2) construída a partir de uma retórica mais artesanal de produção noticiosa do que industrial. 

Vagas disponibilizadas: 20
Carga horária: 4h 




Ministrante

Prof. Lawrenberg Advíncula da Sila

Possui graduação em COMUNICAÇÃO SOCIAL pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Atualmente é Professor Assistente do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat, ministrando as disciplinas Antropologia e Comunicação, Design e Planejamento Gráfico. Atua principalmente nos seguintes temas: Comunicação e Cidades, Folkcomunicação, Culturas populares, Produção Transdisciplinar em Comunicação, Design e Jornalismo Gráfico.